Pesquisa Arqueológica na região de Grandes Rios, Paraná
9 de julho de 2024
Pesquisa Arqueológica realizada nas áreas de influência de empreendimento Hidrelétrico entre os municípios de Grandes Rios e Cruzmaltina - PR, identifica vestígios arqueológicos.
A região deste estudo foi historicamente ocupada pelos Kaingang, possivelmente, vindos da região central do Brasil, adentrando o território paranaense através dos cerrados e campos entre os rios Paranapanema e Tibagi. Posteriormente, expandiram sua ocupação para os campos gerais do Paraná.
A nossa investigação arqueológica contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 50 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
Durante a nossa pesquisa foram identificados 4 vestígios líticos (artefatos pré-históricos de pedra). Dada a quantidade ínfima de vestígios identificados e devido ao contexto de deposição, os artefatos não foram caracterizados como sítio arqueológico.
Nesse aspecto, o material foi coletado e passou por procedimentos de higienização, curadoria, análise técno-tipologica e inventário no Laboratório de Arqueologia Preventiva Araúcaria, em seguida o material será encaminhado para o Laboratório de Arqueologia e Etnologia da UEM para guarda do acervo em definitivo.