Pesquisa Arqueológica é Realizada em Pitanga, na região central do Paraná
22 de outubro de 2024
Nossa equipe esteve novamente no Município de Pitanga, nas áreas de influência de uma Usina Hidrelétrica, região central do Paraná.
Pitanga, nome de origem tupi, que significa o fruto da pitangueira. O local onde fica a cidade, começou a receber os seus primeiros moradores brancos a partir de 1914, quando colonizadores que moravam em Prudentópolis transferiram suas residências para a região. No entanto, pesquisas arqueológicas indicam que a região já foi habitada a pelo menos 7.000 anos.
Em busca de mais vestígios dessa ocupação antiga, a nossa investigação arqueológica contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância de 50 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.
Durante as atividades de campo todos os procedimentos foram registrados por meio de fichas de coleta, caderno de campo, analise ambiental, desenhos estratigráficos e georreferenciamento de sondagens. Como resultados foi identificado 5 vestígios líticos (artefatos de pedra lascada), não se caracterizando como sítio arqueológico perante a legislação.
O material foi coletado e passou por procedimentos de higienização, curadoria e inventário no Laboratório da Arquelogística, em seguida será encaminhado para o Laboratório de Arqueologia e Etnologia da UEM para guarda do acervo que estará disponível para pesquisas futuras.
Ao final da etapa de campo, os pesquisadores percorreram as áreas comerciais do município para divulgar a importância das pesquisas arqueológicas com a distribuição de folders informativos.