top of page

Nova pesquisa Arqueológica em Castro, Paraná

10 de janeiro de 2023

Castro é um município situado às margens do Rio Iapó, tem um potencial turístico devido ao relevo privilegiado (Canyon Guartelá e às belezas próprias da região dos Campos Gerais). Houve forte imigração holandesa para a região, sendo a característica cultural marcante do município, possuindo uma vila chamada de “Castrolanda”, famosa por movimentar o turismo local através da história e cultura holandesa.

A região de Castro possui diversos sítios arqueológicos, seja em líticos (ferramentas de pedras), quanto em cerâmicas, sítios de pinturas rupestres, ou seja, grafismos inscritos em paredões, matacões ou abrigos sobre rocha que podem se associar a presença de outras materialidades que corroboram a presença, permanência e atividades humanas pré-históricas na região.

 

Nesse contexto, a nossa investigação arqueológica contou com Avaliação Ambiental dos meios físicos da área, como Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia e Recursos Florestais. Além disso, como prospecção interventiva, foram realizadas diversas sondagens com equidistância que variavam cerca de 100 metros entre cada, com o objetivo de verificar a incidência de vestígios arqueológicos no subsolo.

No total foram realizadas 50 sondagens, com profundidade de até 100cm. Nenhum vestígio arqueológico foi identificado.

A área do empreendimento foi considerada de médio potencial arqueológico, pela sua proximidade à recursos hídricos. Ao final da etapa de campo, os pesquisadores percorreram as áreas comerciais do município para divulgar a importância das pesquisas arqueológicas com a distribuição de folders informativos

Galeria

fragmentos - Arqueologistica - 1.JPG

Revista Arqueologística

Revista Arqueologística

bottom of page